CTH


Desejo, vontade e consciência espiritual

27/03/2010 16:52

 

 O ser humano se movimenta, cresce e evolui a partir do fortalecimento e exercício de sua vontade. Este poder criativo está diretamente associado à vida, à consciência e seu movimento evolutivo. Interessante observar que, em estados patológicos como a depressão, por exemplo, um dos primeiros sintomas observáveis é a falta de vontade da pessoa. “Estou sem vontade para fazer nada”, costumam dizer aqueles que, momentânea ou cronicamente, estão sob o efeito de alguma tristeza profunda.

 O bom exercício da vontade, no entanto, está relacionado à maneira com que lidamos em nosso cotidiano com os desejos. Desejo e vontade podem ser complementares, se soubermos lidar bem com isto. Para estabelecermos um direcionamento positivo de nossos desejos fazemos uso justamente de nosso querer e nossa vontade. Desejar bem a uma pessoa significa agir para que o bem se realize. Desejar ser feliz é o mínimo que se espera de nós enquanto espíritos, seres em evolução, cidadãos comprometidos com nossa realidade e a de nossos irmãos.

No entanto, o desejo também pode ser gerado de forma negativa, quando não avaliamos bem aquilo que desejamos e aquilo de que realmente necessitamos. O desejo mal direcionado pode se transformar em ânsia (daí, o termo ansiedade), que é um impulso obsessivo que não consegue se mover através da vontade, que, por sua vez, como dissemos no início, está associada com a consciência. O crescimento da ânsia é justamente uma reação à consciência, uma força contrária a tudo que signifique iluminação e discernimento.

A busca pelo estado de equilíbrio passa pelo clareamento da consciência, seja utilizando os mecanismos próprios da razão, seja através do desenvolvimento constante da espiritualidade. O conhecimento científico e o conhecimento espiritual podem ser irmanados e usados de maneira equilibrada por cada um de nós. Reconhecer o elo e resolver a equação entre ciência e espiritualidade é um desafio de nosso tempo e pode ser bastante útil no momento de estabelecermos o caminho que desejamos trilhar rumo à felicidade. Ao ampliarmos nossa consciência podemos superar nossos desejos vãos e passageiros, concentrando-nos na busca da realização de uma vontade superior, muito além das ações imediatas de nossos dias, como o consumo desenfreado que faz parte da vida de tanta gente em nosso meio.

 Camilo Mota é jornalista, terapeuta holístico e Mestre de Reiki (www.reikiadistancia.com.br). 

—————

Voltar